<$BlogRSDUrl$>

terça-feira, janeiro 10, 2006

Feira dos Namorados
 

Os pequenotes gostam de manter algumas tradições... e ainda bem! Assim, a partir de amanhã, iniciaremos a publicação de imagens de colheres de pau decoradas e respectivas quadras, alusivas a uma das tradições de Vila do Conde.


Feira Grande de Janeiro, Feira dos Vinte, Feira das Colheres, ou Feira dos Namorados, assim ficou conhecida uma das feiras mais importantes do Norte do País que teve origem no século XVIII.
Realizava-se em Janeiro, no dia 20 e era local de encontro de toda a juventude de Vila do Conde e de outras localidades próximas.
A tradição obrigava a que rapazes e raparigas decorassem uma colher de pau e nela escrevessem uma quadra de amor.
Esta colher servia como tema de brincadeira, tentando os rapazes tirá-la às raparigas, o que provocava correrias e risadas e, por vezes, o início de alguns namoros.
Uma outra maneira de iniciar uma relação de amizade, ou até de futuro compromisso amoroso, consistia em o rapaz oferecer à rapariga que tinha "debaixo de olho", a colher que tinha decorado, e esta aceitá-la.
Desde os anos noventa, e até aos dias de hoje, a Câmara Municipal de Vila do Conde, através das Escolas de Ensino Básico deste concelho, pretende manter esta tradição, promovendo um concurso de colheres de pau.
Os alunos dos 5.º e 6.º anos de escolaridade desta escola têm participado, todos os anos, nesta iniciativa e arrecadado alguns prémios devido à originalidade das quadras que elaboram e à criatividade da decoração das suas colheres de pau.

(José Fernando Magalhães, professor da Escola E.B. 2, 3 Dr. Carlos Pinto Ferreira, Junqueira, Vila do Conde)


*******************************************************************

This page is powered by Blogger. Isn't yours?