<$BlogRSDUrl$>

quinta-feira, março 17, 2005

Serão os animais e os seres humanos assim tão diferentes?
 

Esta pergunta, com resposta, veio da Vidigueira.



[imagem in companhiadozu.interdinamica.pt]

Eu penso que existem algumas diferenças entre animais e seres humanos mas as diferenças são, sobretudo, físicas, pois em relação aos aspectos afectivos existem semelhanças.
Assim os animais, tal como as pessoas, manifestam alegria e tristeza embora de maneiras diferentes.
Os animais têm medo, tal como as pessoas, apenas o exprimem de forma diferente. Os cães, por exemplo, quando sentem alegria, abanam, o rabinho e, quando estão tristes, começam a gemer e ficam muito "amagadinhos" ( regionalismo que significa muito quieto).
Em relação ao instinto de sobrevivência e à sua capacidade de defesa face às ameaças, penso que as pessoas têm mais capacidade de se defenderem embora os animais também se saibam defender, e tudo façam para sobreviver. O veado, por exemplo, luta com os seus chifres e, muitas vezes, desloca-os ou chega mesmo a parti-los. Enquanto os seres humanos lutam com os braços e as pernas e, por vezes, até com pistolas e espingardas.
Aqui, há uma coisa muito importante a dizer a favor dos animais. É que eles lutam para sobreviver, enquanto que os homens são violentos e fazem guerras por interesses económicos.
Uma coisa é certa, os animais e os seres humanos, apesar das suas diferenças, são amigos. E ser amigo é muito importante.

(Carina Lúcia ? 7ºC, E.B. 2/3 Vidigueira)

*******************************************************************

This page is powered by Blogger. Isn't yours?