<$BlogRSDUrl$>

sexta-feira, junho 25, 2004

O Camponês Astuto
 

Mais uma história colectiva de netescritoras da Escola E. B. 2/3 Dr. Carlos Pinto Ferreira.

[imagem in bentivegna.com.br ]

Era uma vez um camponês astuto que não acreditava em bruxas e que, num dia de sol muito quente, foi passear pela floresta e viu uma casinha de chocolate em forma de grande cogumelo à porta da qual estava uma senhora velha que o convidou a entrar.
Ele não suspeitou que ela era uma bruxa e, como estava cheio de frio, aproveitou. A bruxa trouxe-lhe uma manta bem quentinha e preparou-lhe um chá quente no qual misturou uma poção mágica que transformaria o camponês em cogumelo.
Quando a bruxa ia dar o chá ao camponês bateram à porta. Era uma das suas amigas bruxas, a Albertina Bruxa-Boa que, ao ver a sua amiga com o chá na mão e como também estava cheia de frio, perguntou se o podia beber. A bruxa ficou muito aflita, sem saber o que fazer, mas conseguiu dar-lhe um toque de magia para ela perceber que aquele chá continha uma poção mágica. A Albertina Bruxa-Boa percebeu, retirou-se e a bruxa da casa deu a poção, ou seja, o chá, ao camponês.
Dois minutos depois este começou a sentir-se estranho. Olhou-se ao espelho e viu que tinha um pescoço comprido e duas grandes bossas. Percebeu que se estava a transformar em camelo, sentiu-se envergonhado e foi para o deserto.
No deserto encontrou uma carta enterrada na areia na qual estava escrito o segredo das bruxas que o camponês tanto desejava saber.
Como ainda tinha mentalidade de homem, abriu-a e viu um livro cheio de poções mágicas onde estava escrito que os homens camponeses que se transformavam em animais, quando regressassem à forma humana, teriam grande riqueza à sua espera.
O camponês, todo atrapalhado, procurou no livro algo que lhe dissesse como se poderia transformar novamente em homem e encontrou a receita de uma poção. Tentou fazê-la três vezes sem sucesso mas, à quarta vez, conseguiu! De imediato viu que estava junto da sua nova casa com uma grande riqueza.
Soube governar bem essa riqueza e, antes de morrer, entregou-a em boas mãos.
(Ana Pinheiro, Cátia Azevedo, Joana Bastos, Marta Ferreira e Sara Fernandes, do 5º. B da EB 2,3 Dr. Carlos Pinto Ferreira)

*******************************************************************

This page is powered by Blogger. Isn't yours?